Garantia de qualidade em MEDICINA
e SEGURANÇA DO TRABALHO

EXAMES COMPLEMENTARES

Voltar
EXAMES COMPLEMENTARES

O Médico responsável também poderá definir exames complementares. São exames específicos para monitorar a saúde do trabalhador, nos casos em que a atividade exercida pelo empregado ofereça riscos à sua saúde.

Também podem ser solicitados quando o trabalhador já apresenta problemas de saúde preexistentes que necessitam de avaliação frequente. Os exames complementares podem ser definidos pelo Médico do Trabalho Coordenador, estando incluídos nas diretrizes do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

Os mais realizados estão dispostos a seguir.

Audiometria

É um exame especial para os trabalhadores que desempenham atividades em locais cuja pressão sonora (ruído) ultrapassa os limites permitidos pela Norma Regulamentadora 15 do Ministério do Trabalho, que versa sobre insalubridade.

Trata-se de triagem que identifica eventuais perdas de audição do empregado, relacionadas ao ambiente de trabalho — o empregado pode, inclusive, ser transferido para outro setor, caso se detecte que o ambiente atual prejudica a saúde auditiva.

Radiografias

As radiografias são exames que detectam mudanças nas condições dos órgãos internos do trabalhador. Existem diferentes tipos de radiografia e a recomendação dependerá do tipo de atividade que o empregado desenvolve.

Alguns exames de radiografia são essenciais, quando existe alguma queixa sobre dores ou incômodos por parte do empregado que não existiam antes. É importante que os responsáveis pela empresa estejam atentos a esses sinais e atuem preventivamente para evitar uma complicação ou patologia do trabalho.

Espirometria

Esse exame mensura a quantidade e a velocidade de ar que o empregado é capaz de inspirar e expirar. Assim, a espirometria pode identificar enfermidades ou distúrbios no pulmão.

Os trabalhadores que efetuam atividades que os expõem à poeira no local de trabalho precisam fazer esse exame complementar. É o caso de pintores, jateadores, serralheiros, marceneiros, etc.

Acuidade visual

Exame que analisa se o trabalhador apresenta algum distúrbio na visão que possa provocar danos a si mesmo, aos seus colegas de trabalho ou à empresa.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma (ECG) capta e avalia as ondas elétricas emitidas pelo coração por meio de eletrodos, podendo identificar anomalias. Essas ondas seguem um padrão que serve de referência para as análises médicas.

Deve ser feito, preferencialmente, por trabalhadores que exercem suas atividades em lugares altos, guiam veículos motorizados, entram em contato com a eletricidade ou manuseiam certos equipamentos e máquinas pesadas, além de outros critérios descritos no PCMSO.

Eletroencefalograma

O eletroencefalograma (EEG) é similar ao ECG, mas avalia as ondas cerebrais. Empregados que trabalham em alturas elevadas, dirigem veículos motorizados ou atuam em espaços confinados precisam realizar esse exame, além de outros critérios descritos no PCMSO.

Exames laboratoriais

São os exames realizados em laboratórios de análises clínicas, tais como os exames de urina, fezes ou sangue. Podem identificar doenças e outras condições clínicas. A solicitação pelo Médico do Trabalho depende dos riscos aos quais o empregado se expõe em sua rotina de trabalho.

Avaliação psicossocial ou exame psicotécnico

Essa modalidade de exame tem por objetivo analisar o comportamento do trabalhador (ou de um grupo) perante diferentes situações. É um exame importante para quem exerce funções como vigilância ou segurança, dirige veículos, opera máquinas ou necessita de atenção redobrada no trabalho.

Solicite um orçamento

CHAPECÓ/SC

(49) 3323-1604 / (49) 3304-2308

PATO BRANCO/PR

(46) 3235-0204
Médico Responsável: DR. MARCUS VINÍCIUS DA SILVEIRA – CRM 11.464
INSCRIÇÃO DE PESSOA JURÍDICA: CRM 5332/SC